REVIEW: PAC-MAN Museum Plus - A coletânea definitiva do "Come-Come" da Namco


No dia 27 de Maio, a BANDAI NAMCO Entertainment em parceria com a Now Production lançaram uma nova coletânea de jogos clássicos do PAC-MAN (e alguns desconhecidos e relançados pela primeira vez), o PAC-MAN Museum Plus chegou com tudo aos consoles PlayStation 4, XBOX One, Nintendo Switch e PC (XBOX Store e Steam) em comemoração ao 42º Aniversário do mascote da Namco.

Vamos falar um pouco sobre a coletânea, o título tem uma sala de jogos e itens decorativos (como bonecos "Gashapon") que reúne 14 Jogos do PAC-MAN lançados originalmente pra Arcade e Consoles:

- PAC-MAN Original, o clássico de 1980 (dispensa apresentações).


- Super PAC-MAN, a sequência lançada em 1982, onde você está num labirinto com chaves pra abrir caminhos, as pastilhas (ou bolinhas, como queiram chamar) foram substituídas por frutas e uma pastilha verde que deixa o PAC-MAN grande, e invencível aos fantasmas.


- PAC & PAL, lançado em 1983, o jogo é praticamente baseado em Super PAC-MAN, mas ao invés de chaves usamos cartas para desbloquear áreas, e temos Power-Ups que fazem referências à outras franquias da Namco, como a nave do Galaga e o carrinho do Rally X, nesse jogo o PAC-MAN tem que pegar as frutas e itens antes que uma personagem verde chamada "Miru" rouba eles e leve ao Spawn dos Fantasmas.


- PAC-Land, jogo de plataforma lançado em 1984 (além de Arcade, saiu para vários consoles e outras coletâneas da Namco), é o mais "fraco" da coletânea por contas das missões difíceis, porém não necessariamente ruim, ele é um side-scrolling 2D baseado no desenho animado do PAC-MAN feito pela Hanna-Barbera (principalmente em sua estética visual).


- PAC-Mania, lançado em 1987, seu objetivo é bem parecido com o PAC-MAN Original (coletar as pastilhas pra passar de labirinto), mas em o diferencial é que o PAC-MAN pode pular e desviar de fantasmas (menos no Fantasma Verde do mundo 3) e com visão isométrica.


- PAC-Attack (ou "PAC-Panic" no Japão e Europa), lançado em 1993 para Game Gear, Game Boy, Super Nintendo, Mega Drive e Philips CD-I (e ainda possui um Remake lançado ao Namco Anthology 2 de PS1, e PAC-MAN World 2), o jogo é do gênero puzzle estilo Tetris, na verdade o jogo é uma modificação do jogo puzzle "Cosmo Gang the Puzzle" (que também é da Namco).


- PAC-In-Time, jogo de plataforma 2D pra SNES, Game Boy e MS DOS, nele você controla o PAC-MAN pra coletar as pastilhas pra passar por determinada fase, e contém Power-Ups como lançar chamas, usar gancho, martelo etc, é a primeira vez que esse jogo aparece em uma coletânea da Namco, e desenvolvidos pelo extinto estúdio francês "Kalisto".


- PAC-MAN Arrangement 1996 (Arcade), você controla PAC-MAN com a presença de Itens no cenário, como teleporte, dash e espelhagem (reflexo do PAC-MAN pra coletar as pastilhas em 2 lados), além da presença de um quinto fantasma, o "Kinky", que controla os 4 principais fantasmas e deixam eles com poderes, esse jogo foi lançado pra uma coletânea da Namco original de Arcade, o Namco Classic Collection Vol. 2 (e também disponível no Namco Museum 2001 de GameCube, PS2 e XBOX, e PAC-MAN Collection de GBA).


- PAC-MAN Arrangement 2005 (Console), seu conceito não tem muito de diferente do Arrangement de 96, mas nele temos gráficos em 3D, e o "Kinky" não existe nesse jogo, ele é um jogo original do Namco Museum Battle Collection de PSP.


- PAC-MAN Championship Edition, lançado em 2007 pra XBOX 360, o principal objetivo no jogo é coletar o máximo de pontos possíveis num certo intervalo de tempo (geralmente de 5 e 10 minutos)


PAC-MAN Championship Edition deixou um grande legado, e resultou em sequências, como o PAC-MAN CE DX (de 2010) e o CE 2 (de 2016).


- PAC 'n Roll, ele é um jogo de plataforma 3D lançado pra Nintendo DS e Wii (pela coletânea Namco Museum Remix), nele você controla o PAC-MAN em forma de bola e tem que chegar ao final da fase, coletando pastilhas, evitar fantasmas e coletar Power-Ups.


- PAC-Motos, jogo original do Namco Museum Remix de Wii, o jogo é uma paródia do jogo de Arcade e Sharp X68000 "Motos" (também da Namco), onde você controla uma nave em um ringue, e colide com inimigos para derrubá-los pra fora desse ringue, mas diferente do jogo original, nessa versão temos gráficos em 3D e você controla o PAC-MAN, tanto o PAC-Motos quanto PAC 'n Roll nunca foram lançadas em outra coletânea.


- PAC-MAN Battle Royale, jogo multiplayer lançado pra Arcade em 2011, nesse jogo 4 PAC-MANs desafiam entre si num labirinto, onde o seu principal objetivo é ser o ultimo PAC-MAN vivo.


- PAC-MAN 256, lançado pra celular e console (ano do 35º Aniversário do PAC-MAN), o jogo faz sátira ao ultimo labirinto do PAC-MAN Original, o interminável e bugado Level 256, onde você controla o PAC-MAN num labirinto sem fim com visão isométrica, fugindo de fantasmas (além dos bugs que te persseguem) e coletando Power-Ups pra enfrentá-los, o jogo foi desenvolvido pelo estúdio Hipster Whale (estúdio de Crossy Road).


Enfim, PAC-MAN Museum Plus é uma excelente coletânea do PAC-MAN, contando com jogos excelentes e inéditos, o único "contra" dele é a ausência da Ms. PAC-MAN (personagem e o jogo de 1981), mas isso é inevitável, já que desde 2019 a BANDAI NAMCO está na briga pelos direitos da personagem e jogo, e por isso jogos como PAC-In-Time e PAC-Land sofreram modificações e removeu qualquer referência à personagem (e ela estará ausente no novo Remake de PAC-MAN World que será lançado em Agosto de 2022, o PAC-MAN World Re-PAC).


Tirando esse ponto, é de fato uma coletânea ótima, e ele está custando 105 Reais na PS Store, e 79,90 Reais na Steam, Nintendo eShop e Microsoft Store, e de graça no XBOX Game Pass.



Fontes: Wikipédia (Inglesa)MobyGamesGameFAQsRetroGamer DataBase Brazil (YouTube)BANDAI NAMCO Brasil (YouTube) e BANDAI NAMCO Entertainment Inc. (Wallpaper)

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem