Conheça os estúdios que dublam os animes da Crunchyroll.

 

Hoje em dia todos temos conhecimento de que a Crunchyroll dubla diversos animes com frequência, seja com as 'Simuldubs' lançando semanalmente episódios dublados de animes ainda em exibição, com as #QuintasDeDublagem trazidas da Funimation, ou animes exibidos no Toonami (Press F)

E por trás dessas dublagens temos não só um, como diversos estúdios de dublagem trabalhando para que elas saiam da melhor forma possível, e nesse post, iremos conhecer e descobrir mais sobre eles.

Lembrando que os estúdios não pertencem á Crunchyroll, são apenas contratados para que possam realizar as dublagens, trabalhando para diversas empresas ao mesmo tempo.

Começando com o que por muitos anos foi o principal estúdio da Crunchyroll e continua sendo um deles, o estúdio Som De Vera Cruz.

Fundado por Jorgeh Ramos, mas hoje em dia chefiado pelo dublador e diretor Peterson Adriano, o estúdio se situa no Rio de Janeiro, trazendo diversos dos grandes dubladores do estado para dublar lá, mas também não esquecendo dos dubladores mais novos. O estúdio conta com diversos diretores, mas até o momento apenas 5 dirigiram anime, sendo responsáveis por dirigir as dublagens de grandes animes da Crunchyroll, confira os diretores e seus principais trabalhos:


Leonardo Santhos

Dublando desde 2005 e dirigindo no estúdio desde 2015, Leonardo é responsável pela direção de grandes animes da Crunchyroll, sendo seus principais trabalhos: JUJUTSU KAISEN, TONIKAWA: Over the Moon for You, Re:Zero -Starting Life in Another World-, Akashic Records of Bastard Magical Instructor, Love After World Domination (onde também faz o protagonista Fudou Aikawa), Black Clover e muitas outras!

Um destaque para a dublagem de Kengan Ashura, um exclusivo da Netflix, que conta com a sua direção e com um ótimo elenco.



Erick Bougleux

Um grande talento desde criança, dublando desde o ano 2000 e dirigindo no estúdio desde 2019, Erick é um diretor muito amado pelos fãs, sendo responsável por grandes dublagens de diversos animes grandes e conhecidos não só da Crunchyroll, mas também da Netflix. 
Seus principais trabalhos são: Radiant, 86: Eighty Six, Tokyo Revengers, DON'T TOY WITH ME, MISS NAGATORO, To Your Eternity e Aoashi, além de Yasuke, Blue Period (onde também faz o protagonista Yatori Yaguchi), Kotaro vai morar sozinho e o filme Bubble.

A principal característica das direções de Erick é sua mistura de dubladores experientes e conhecidos com os mais novos e ainda desconhecidos, assim, dando chance para ambos os lados.



Matheus Perissé

Dublando desde 2005 e dirigindo no estúdio desde 2021, Matheus ainda é novo nas direções, sendo responsável pela direção de The Greatest Demon Lord is Reborn as a Typical Nobody e The World's Finest Assassin Gets Reincarnated in Another World as an Aristocrat, também tendo co-dirigido os animes ORIENT e The Strongest Sage With the Weakest Crest.

Matheus é um diretor que prefere chamar os dubladores mais novos, tendo elencos cheios deles, mas mesmo assim, não esquecendo dos dubladores mais antigos, tendo eles também marcando presença em seus elencos.



Mattheus Caliano

Dublando desde 2013 e dirigindo no estúdio desde 2022, Mattheus atualmente é um novato na direção, tendo dirigido as simuldubs de The Devil is a Part-Timer! Season 2 e de Black Summoner.

Suas direções tem sido marcadas pela mistura de nomes mais novos com nomes antigos e uma direção que demonstra bastante naturalidade nos personagens.



William Viana

William é um caso á parte, vindo de vários anos de fandublagem e dublando oficialmente desde 2012, ele costuma dirigir no seu estúdio próprio, o Imagine Sound Thinking, porém, em meio á 2022 ele passou a fazer aparições como diretor na SDVC, sendo responsável pela direção de Love of Kill e também de Rent-a-Girlfriend em colaboração com Paula Troyack. As direções de William em geral são marcadas pela presença de grandes nomes de São Paulo.

Lembrando que no seu próprio estúdio William é responsável por dirigir a dublagem de grandes sucessos como Cowboy Bebop, Fullmetal Alchemist: Brotherhood e de Fairy Tail, onde também faz o protagonista Natsu Dragneel.



Wagner Follare

Wagner é outro novo na direção, tendo até o momento apenas um trabalho, sendo ele Therme Romae Novae, um anime exclusivo da Netflix que conta com um grande elenco de dublagem e uma ótima direção.

------------------------------------------------------------------------------

Agora vamos para o estúdio que vem se destacando e conquistando cada vez mais fãs tendo inicialmente sido contratado pela Funimation e passado para Crunchyroll após a unificação, esse estúdio é a Dubrasil.

Sendo fundando por Hermes Baroli e Zodja Pereira, o estúdio se situa em São Paulo, atualmente conhecido por abranger um grande elenco de dubladores, misturando profissionais tanto de São Paulo quanto do Rio e de vários outros lugares, misturando desde de dubladores antigos e conhecidos como dubladores novos ainda em ascensão. 
Confira os diretores e seus principais trabalhos:


André Rinaldi

Dublando desde 2007 e dirigindo no estúdio desde 2016, André é atualmente o diretor mais aclamado pelo público, sendo responsável pela direção de diversas dublagens amadas como as de: My Dress-Up Darling, Kaguya-sama: Love is War, Vivy: Flourite Eye's Song, The Saint's Magic Power is Omnipotent, Overlord, Log Horizon: Destruction of the Round Table, Dance Dance Danseur e muitas outras!

As direções de André são marcadas principalmente pela sua rotatividade e abrangência, dubladores raramente repetem de um trabalho para o outro, e estes mesmos profissionais são chamados de diversos lugares do Brasil e não só dos principais polos, como por exemplo na dublagem de Kaguya-sama: Love is War que tem em seu elenco dubladores de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre.



Bernardo Berro

Estando ativo na dublagem desde 2008, Bernardo não é frequente só na dublagem, também participando e dirigindo peças de teatro e músicais, tendo como seu ultimo grande destaque a peça 'A Família Addams' onde participa como o personagem 'Tio Fester'. Mas quando se trata de dublagem ele é responsável pela direção de grandes dublagens como as de Black Butler, Sonny Boy, Back Arrrow, The Dungeon of Black Company e a primeira temporada de The Case Study of Vanitas onde faz o personagem Dante. Como diretor musical Bernardo também foi responsável por dirigir as cenas de canto do anime 'Kageki Shojo!!' que conta com a direção de dublagem de Rodrigo Martim.

As direções de Bernardo são marcadas de uma grande variação de vozes, mesclando dubladores de São Paulo e do Rio, além da frequente presença de dubladores mirins interpretando os personagens infantís.



Bruno Sangregório

Dirigindo no estúdio desde 2019 Bruno é responsável por direções também muito gostadas, mas poucas até o momento, sendo elas Fire Force, Classroom of the Elite, SPY X FAMILY, Blue Reflection Ray e Plunderer, além de Attack on Titan e Blood Blockade Battlefront, sendo essas direções conjuntas com o diretor Guilherme Marques.

As direções de Bruno são marcadas geralmente por obras de grande elenco com diversos dubladores novos e antigos misturados, além de vários cariocas sendo utilizados.



Fábio Campos

Dirigindo no estúdio desde 2008 Fábio é responsável por dirigir a dublagem de diversos grandes animes como My Hero Academia, Claymore, Assassination Classroom, Gleipnir, Scarlet Nexus, A Couple of Cuckoos, Super Cub, TSUKIMICHI -Moonlit Fantasy- e Life Lessons with Uramichi Oniisan, onde também faz o protagonista Uramichi Omota.

As direções de Fábio são marcadas pela presença de grandes dubladores vindos tanto de São Paulo quanto do Rio, mas ainda assim, utilizando de novos dubladores em diversos personagens. Uma outra característica das suas direções é escolher as vozes baseadas nos dubladores que já dublaram o seiyuu do personagem, como em Gleipnir, onde escalou Gabriel Martins no protagonista Shuichi Kagaya, dublador que já havia dublado o seiyuu do personagem, sendo esse Natsuki Hanae, 2 vezes até momento da escolha.



Guilherme De Barros

Dublando desde 2007 e dirigindo no estúdio desde 2022, Guilherme De Barros é novo na direção, sendo atualmente responsável pela direção de 2 animes, Sabikui Bisco e The Genius Prince's Guide to Raising a Nation Out of Debt, dois destaques da temporada de inverno de 2022 contando com ótimas dublagens. Mas apesar de apenas duas direções solo, Guilheme também é responsável pela assistência de direção dos animes Fire Force, Classroom of the Elite e Plunderer, tendo essas dublagens Bruno Sangregório como seu diretor principal.

Suas direções até o momento são as que contam com menor ousadia nos elencos se comparadas com os outros diretores, apesar de ter uma ótima direção, seus elencos se centram em dubladores já acostumados com o estúdio, não tendo tanta variação até o momento.



Guilherme Marques

Dublando desde 2007, Guilherme é um diretor experiente não só na área de anime como também de outras, tendo como seu maior trabalho as temporadas 7 e 8 do seriado Game of Thrones, mas no âmbito de anime ele também não fica para trás! Tendo dirigido obras como Attack on Titan, Blood Blockade Battlefront, Horimiya, Mieruko-chan, The Duke of Death and His Maid, ID: Invaded, The Quintessential Quintuplets, Fruits Basket(2019) e muitas outras!

Sendo não só um dublador como um diretor antigo, Guilherme é um profissional dotado de muitos contatos, tendo elencos bastante variados dirigidos de forma excepcional, com a presença de diversos grandes dubladores, mas sempre dando chance para os novos brilharem quando pode.



Jonas Falcão

Dublando desde 2015 e drigindo no estúdio desde 2021, Jonas é responsável pela direção de poucas dublagens se comparado com os outros, tendo apenas Magia Record: Puella Magi Madoka Magica Side History e a segunda temporada de The Case Study of Vanitas contando com sua direção solo, porém, Jonas também colabora e frequentemente divide direções com outros diretores, sendo responsável pela direção de Dance Dance Danseur, Overlord, Takt op.Destiny e a segunda temporada de Science Fell in Love, So I Tried to Prove it, sendo essas direções conjuntas com o diretor André Rinaldi.

As direções de Jonas atualmente são marcadas por elencos mais fechados mas ainda assim com algumas variações, tendo também uma grande qualidade nas cenas onde os personagens gritam.



Rodrigo Martim

Dublando desde 2010 e dirigindo desde 2021, Rodrigo é um diretor que costuma dirigir obras mais sérias, fugindo poucas vezes dessa área, sendo responsável pelas dublagens de Toilet-Bound Hanako-kun, Wonder Egg Priority, Kageki Shojo!!, Réquiem of the Rose King, Moriarty: The Patriot, Megalobox 2: Nomad e The Fruit of Evolution: Before I Knew it, My Life Had it Made.

As direções de Rodrigo são marcadas de vozes variadas e ótimas interpretações, se destacando principalmente em cenas dramáticas.



Assistentes de direção

Além dos diretores principais a Dubrasil também conta com alguns diretores assistentes, que os auxiliam em certas partes do seu trabalho, facilitando o trabalho dos principais. Sendo eles:

Bruno Casemiro

Dublando desde 2016, Bruno passou á trabalhar como diretor assistente a partir de 2022, tendo trabalhado nos animes Réquiem of the Rose King, Kageki Shojo!! e The Fruit of Evolution: Before I Knew It, My Entire Life Had It Made, tendo essas obras Rodrigo Martim como diretor principal.



Samuel Mota

Dublando desde 2011, Samuel passou á trabalhar como assistente no estúdio em 2021, sendo responsável por auxiliar Rodrigo Martim em Wonder Egg Priority e Bruno Sangregório em Blue Reflection Ray.



Victor Moreno

Victor passou á trabalhar como diretor assistente em 2022, sendo atualmente responsável por auxiliar Bruno Sangregório nas dublagens de SPY X FAMILY e Blue Reflection Ray e também por auxiliar Guilherme Marques na direção de Lucifer and the Biscuit Hammer.

------------------------------------------------------------------------------

Agora vamos para um estúdio bastante falado, sendo o terceiro estúdio mais usado pela Crunchyroll, ele vem conquistando o público aos poucos, esse estúdio é a Atma Entretenimento.
Sendo fundado por Gilberto De Syllos, o estúdio se situa em São Paulo, conhecido por abranger diversos nomes de São Paulo e Campinas, e também alguns do Rio. 
Confira os diretores responsáveis pelos animes da Crunchyroll:


Renan Alonso

Dublando desde 2012 Renan dirige no estúdio desde sua fundação, sendo responsável pela direção de algumas das maiores obras em animes que passaram pelo estúdio como Sword Art Online, Mushoku Tensei: Jobless Reincarnation, The Rising of the Shield Hero, Dr. Stone e muitas outras!

As direções de Renan em geral são marcadas pela presença de um elenco mais padronizado, com poucas variações, abrangendo dubladores de São Paulo, Campinas e alguns poucos do Rio, dando espaço para dubladores que ja dublam por um certo tempo, mas também para dubladores mais novos.



Bruna Nogueira

Dirigindo no estúdio desde 2021, Bruna é responsável pela direção de dublagem de alguns animes passados por lá como Spice and Wolf, Laid-Back Camp e That Time I Got Reincarnated as a Slime onde também faz o protagonista Rimuru Tempest!

Suas direções são marcadas por um elenco principal marcado por dubladores já acostumados com o estúdio, mas secundários mais variados contendo desde dubladores mais novos á dubladores famosos e antigos.



João Vieira

Dublando desde 2015, João não é responsável por direções só na Atma, também dirigindo nos estúdios Dubbing Company e Marmac Group. Na Atma, João foi responsável pela direção das dublagens de Kono Oto Tomare e da primeira temporada de Shadows House!

Suas direções são marcadas pela presença de dubladores de São Paulo em Campinas, contando com uma grande naturalidade na fala dos personagens. Lembrando que foras da zona da Crunchyroll João também é responsável pela direção de dublagem de Beyblade Burst: Surge, no estúdio Dubbing Company.



Celso Henrique

Dirigindo no estúdio desde 2021 Celso é responsável pelas direções de Appare-Ranman, Dragons Goes House-Hunting e In the Land of Leadale, sendo essa uma direção dividida com Lucas Almeida.

Suas direções são marcadas por dubladores mais padrões do estúdio misturados com dubladores mais variados e famosos, como na dublagem de Appare-Ranman que tem um elenco mais padronizado mas também contendo a presença de grandes dubladores como Reginaldo Primo, Sérgio Moreno e Marcio Simões



Lucas Almeida

Dublando desde 2016 e dirigindo no estúdio desde 2021, Lucas ainda é novo na direção, sendo atualmente responsável por dirigir as dublagens de Soul Eater, In the Land of Leadale, Sword Art Online: Alicization - War of Underworld, do especial Mushoku Tensei: Jobless Reincarnation Cour 2 - Eris the Goblin Slayer e HAIKYU!!.

Os trabalhos de Lucas são marcadas por ótimas escalações e uma direção muito boa, além da presença de diversos dubladores tanto novos quanto antigos.



Mayara Stefane

Dirigindo no estúdio desde 2022, Mayara é uma novata na direção tendo atualmente sido responsável pela direção de Lycoris Recoil e da segunda Temporada de Shadows House.

Os trabalhos de Mayara tem sido marcados de ótimas direções e escalações com as falas dos personagens passando bastante naturalidade, além de uma variação de elenco, utilizando em geral dubladores pequenos mas também colocando grandes nos personagens.



Alex Minei

Alex é um caso especial, sendo um diretor freelancer ele trabalha para diversos estúdios, sendo responsável por dirigir as dublagens de The Future Diary (Mirai Nikki) e FUUTO PI na Atma.

Suas direções são marcadas pela presença de grandes dubladores e ótimas escolhas de vozes, mas também não esqeucendo dos dubladores menores, também escalando eles em seus elencos.

-----------------------------------------------------------------------------

E por último, mas não menos importante, um estúdio que chegou á pouco tempo mas já está se destacando, com seu trabalho sendo feito de forma 100% remota, esse estúdio é a Artworks Digital Studio!
Artworks Digital Studio

Sendo fundada em 2021 a Artworks Digital Studio é um estúdio de dublagem completamente remoto, pertencente à licenciadora Artworks Entertainment o estúdio é utilizado pela Crunchyroll por forma de terceirização da própria Artworks, atualmente possuindo poucos trabalhos mas muitos destaques. 
Confira seus diretores e principais trabalhos:

Alfredo Rollo

Dirigindo no estúdio desde 2021 Alfredo é responsável por dirigir a dublagem de RE-MAIN para a Crunchyroll, uma dublagem dotada de grandes nomes, com uma ótima direção e escolhas de elenco.

Alfredo também é responsável por dirigir a dublagem do anime Kids on the Slope, com dublagem produzida pela Artworks e disponivel na HBO Max.



Gustavo Nader

Dirigindo no estúdio desde 2021 Gustavo é responsável pela direção de RE-MAIN em colaboração com Alfredo Rollo, tendo parte igual no trabalho.

Além de Re-Main para a Crunchyroll ele também é responsável por dirigir os filmes compilatórios de Attack on Titan, com o mesmo elenco do anime.



Marcelo Campos

Dirigindo no estúdio desde 2021 Marcelo é responsável por dirigir a dublagem de Kemono Jihen, onde também faz o personagem Kohachi Inugami. A dublagem conta com uma boa direcção e um ótimo elenco, com dubladores grandes e pequenos fazendo seus personagens.


Lembrando que apesar desses serem os estúdios principais atualmente a Crunchyroll já utilizou outros estúdios como a Dubbing Company, a Wan Marc e a Unidub, estúdios que acabaram sendo deixados de lado com o tempo, e utilizados apenas para continuações de dublagens já existentes. Mas nada impede que novos estúdios surjam ou que os antigos retornem.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem