Após muitos anos de espera do público, o famoso mangá 'TOUGEN ANKI' está recebendo sua adaptação para anime, com previsão de estreia para 2025, o anime promete ser um dos destaques do próximo ano.
O anúncio da adaptação foi feito no dia 7 de Maio através da REMOW, que junto da notícia nos deu a oportunidade de realizar uma entrevista exclusiva com Kazuki Ura, Hiroshi Kamiya e Koutarou Nishimiya, as principais vozes do anime!
Desde já agradeço aos membros Yuri Suetsugu por arranjar esta entrevista e Igor Pontes por cuidar da tradução do conteúdo.
TOUGEN ANKI é o mangá shōnen de ação e fantasia escrito e ilustrado por Urushibara Yura e publicado na revista Weekly Shōnen Champion, contando com 4 anos de publicação e 20 volumes lançados, essa aclamada obra finalmente teve sua adaptação em anime anunciada!
A história de TOUGEN ANKI nos apresenta um mundo bem interessante baseado no conto de Momotaro (O Menino Pêssego), a história de uma terra que é assombrada por oni violentos até que um garoto nascido de um pêssego é salvo por um casal e cresce pra se tornar o herói que irá derrotar os oni.
Usando esse famoso conto japonês como base, a obra nos apresenta um futuro onde os descendentes dos Oni são perseguidos pelos descendentes do herói Momotaro e então Shiki, nosso protagonista, acaba envolvido nessa guerra, iniciando uma jornada onde irá conhecer muitas pessoas e passar por muitas emoções.
Grande parte de seu sucesso se dá pela criatividade presente na obra, utilizando de um conto já conhecido pelos japoneses para criar um universo único e jamais antes visto, mas esse não é o principal carisma da obra.
Como todo shōnen, TOUGEN ANKI carrega um grande elenco de personagens, cada um com seu próprio passado e importância na história, sendo esses personagens o ponto mais forte da obra!
Então, sem mais delongas, vamos partir para apresentar os principais personagens da obra e mostrar nossa pequena entrevista com os atores de voz original!
SHIKI ICHINOSE (Voz: Kazuki Ura)
O protagonista que herda o sangue de um Oni. A vida de Shiki vira de cabeça para baixo quando ele é repentinamente atacado por um “Momotaro”, levando-o a descobrir sua verdadeira herança Oni. Após esta revelação, ele se matricula na Academia Rasetsu, uma escola de treinamento para Oni.
Agora partimos para as perguntas respondidas por Kazuki Ura sobre seu personagem:
Você leu o mangá da série? Qual foi sua primeira impressão?
"Eu li Tougen Anki pela primeira vez quando estava fazendo o teste. O conceito de Tougen Anki vem da antiga história japonesa Momotaro, que é a história que todos os japoneses conhecem, e minha mãe é de Okayama, terra natal de Momotaro, então nesse sentido, eu realmente sinto familiaridade e uma sensação de proximidade com este trabalho."
O mangá é muito elogiado pela criatividade na criação dos poderes dos personagens. Qual foi sua impressão sobre eles?
"Simplesmente legal! Interessante! Isto é o que pensei depois de ler. Cada personagem possui uma ampla gama de habilidades e são todos indivíduos com personalidades únicas, o que leva à conflitos de personalidades. Isso torna muito divertido à medida que o diálogo se desenrola e mesmo se você tirar uma cena, ainda é muito cômico. Shiki costumava ver Momotaro como a presença verdadeiramente perversa do seu ponto de vista como Oni, mas através das batalhas com os poderosos Momotaros e de vários ângulos e experiências, ele chegou à sua própria conclusão. Eu me vi sentindo empatia por ele enquanto ele expressava apaixonadamente seus sentimentos, e não pude deixar de ficar profundamente imerso e absorto na história que considerei um trabalho de alta perfeição."
A obra se baseia no conto de Momotaro para desenvolver sua premissa. O que você pensa à respeito disso?
"Eu pensei que isso era muito interessante. É uma história conhecida por todos os japoneses, e eu nunca pensei em fazer modificações nela porque havia abraçado a narrativa existente de Momotaro, então fiquei impressionado com o quão perspicaz Urushibara-sensei era com uma perspectiva diferente. Além disso, achei Urushibara-sensei uma pessoa muito inteligente porque é uma história que todo mundo conhece, então você não precisa explicar nada, o que cria um mundo muito envolvente no qual eles podem entrar facilmente. Senti que estava descobrindo uma nova história de Momotaro."
Você passou por algum processo de preparação para atuar como Shiki? Como foi? E Como você se sente agora que está estrelando um anime de ação?
"Shiki pode ser rude, mas ele é uma criança de pura inocência e palavras e sentimentos diretos. Acho que isso é uma parte da criança que se perde à medida que envelhecemos, por isso invejo-o por manter a sua infantilidade e vejo-o como uma personagem que atrai outros personagens para si. Ao desempenhar o seu papel, valorizo a parte “criança”, não a infantilidade. Para mostrar que ele está genuinamente pensando do modo “criança”, tento o máximo possível olhar para as crianças que vejo em parques e outros lugares, para obter dicas de como elas falam com as pessoas e como agem. Na verdade, tentei olhar as pessoas diretamente nos olhos e dizer em voz alta o que penso quando converso com alguém. Desempenhei seu papel tendo consciência de manter seu senso de inocência e pureza."
Tougen Anki tem uma história cheia de momentos fortes. Você se emocionou durante a gravação?
"No primeiro episódio, há uma cena em que Shiki tenta desesperadamente resgatar seu pai, e eu estive pensando muito sobre isso e praticando. Mas na gravação é interessante. Consegui extrair palavras mais realistas da cena gravando-a com o ator que interpreta o pai de Shiki. Fiquei muito feliz em saber que pude realmente me sentir assim durante a cena. Perder alguém não é uma coisa fácil de fazer, então consegui realmente expressar meus sentimentos e isso me lembrou de muitas coisas."
Shiki é um personagem complicado com vários lados de personalidade, você se identificou com ele em algum momento?
"Nem tanto, você sabe. Eu sou torto haha, mas o Shiki é direto e uma criança. Podemos ser semelhantes em nossa teimosia, mas fora isso, somos completamente opostos. Eu mesmo acho muito difícil me comunicar de maneira direta e tendo a ser covarde e dizer coisas às pessoas, encobrindo-as com várias desculpas e outras coisas, por isso admiro sua personalidade. No entanto, tenho uma tendência teimosa e não gosto de distorcer o que considero mais importante. Acho que Shiki também tem uma teimosia semelhante à minha, então sinto que posso me identificar com ele."
Você tem alguma mensagem para quem quiser assistir o anime Tougen Anki?
"A obra “Tougen Anki” é baseada na famosa história japonesa “Momotaro'' e é repleta da essência do Japão, então mesmo que você nunca tenha estado no Japão, você estará repleto de imaginações diversas e para quem está familiarizado com o Japão, pode evocar as memórias de seu próprio Japão através do trabalho. Eu ficaria mais do que feliz se você pudesse amar o Japão através de “Tougen Anki”, então, por favor, apoie o anime e o mangá original!"
NAITO MUDANO (Voz: Hiroshi Kamiya)
Instrutor da Academia Rasetsu. Naito é um racionalista que despreza a ineficiência e o desperdício
Agora partimos para as perguntas respondidas por Hiroshi Kamiya sobre seu personagem:
Você leu o mangá da série? Quais foram suas primeiras impressões?
"Infelizmente, eu não tinha familiaridade com a obra antes, e fui aprendi sobre ela pela primeira vez na audição."
O mangá é muito elogiado pela criatividade na criação dos poderes dos personagens. Qual foi sua impressão sobre eles?
"Achei que todo mundo iria adorar. É uma habilidade especial que só você possui e definitivamente há um desejo por ela. Achei que seria muito atraente para uma geração que tem um forte anseio por essas coisas. Tenho agora 50 anos, então não tenho idade suficiente para ansiar por essas coisas, mas se eu tivesse lido o livro quando estava no ensino fundamental ou médio, teria desejado imensamente ter um superpoder. Acho que todo mundo iria adorar. Você definitivamente adoraria ter um superpoder único, não é? Seria particularmente atraente para uma geração que tem um forte anseio por tais coisas."
A obra se baseia no conto de Momotaro para desenvolver sua premissa. O que você pensa à respeito disso?
"Tenho a impressão de que Momotaro é um tema perfeito, pois é um dos contos populares mais conhecidos do Japão. A história toda não é composta apenas de motivos tão caros ao povo japonês – Momotaro, Oni e assim por diante – mas os trajes que os personagens usam são ideais para cosplay. O design é muito simples e montado. Se você consegue desenhar um personagem, acho que consegue desenhar todos eles. Quando as barreiras à participação são eliminadas, tanto os criadores de fanart quanto os cosplayers podem participar mais prontamente. Tenho a impressão de que esse trabalho abrirá as portas para mais pessoas se dedicarem à criação de fanart e ao cosplay."
Mudano é um mestre que orienta os alunos ao longo da história, possuindo uma personalidade forte e disciplinada, porém um tanto excêntrica. Você se identificou com alguma característica do personagem?
"É difícil responder. Não preciso brigar fisicamente com ninguém, como o Naito faz. Não pretendo descartar tudo como inútil, pois às vezes você pode encontrar algo importante nessas coisas “inúteis”, mas posso aprender com sua maneira eficiente de pensar e me referir a ela. Acho que é muito útil eliminar o ruído para simplificar a forma de pensar."
Você tem alguma mensagem para quem quer assistir o anime Tougen Anki?
"Tougen Anki é uma história baseada em um conhecido conto popular japonês chamado Momotaro. Basicamente, é um trabalho feito de elementos para entreter a todos, então acho melhor aproveitá-lo de uma forma bem simples, sem pensar muito profundamente, como os personagens são legais ou fofos. Acho que o entretenimento pode te dar energia para amanhã, e espero que Tougen Anki se torne um anime assim para você. Assim que começar a ir ao ar, poderemos trazê-lo para você todas as semanas. Faremos de Tougen Anki um anime que você ficará motivado a trabalhar duro pelo resto da semana para ver Tougen Anki da próxima semana. Então, por favor, aguarde e espere por isso."
JIN KOUGASAKI (Voz: Koutarou Nishimiya)
Um colega de classe de Shiki na Academia Rasetsu que sempre é visto usando uma máscara preta. Jin tem um relacionamento contencioso com Shiki, marcado por frequentes confrontos e desentendimentos.
Agora partimos para as perguntas respondidas por Koutarou Nishimiya sobre seu personagem:
Você leu o mangá da série? Quais foram suas primeiras impressões?
"Eu li 'Tougen Anki' pela primeira vez depois de receber a discussão sobre a audição. Naquela época, me foi explicado que girava em torno do Momotarō do Japão como palco e tema. O que me intrigou foi a perspectiva única que oferece: embora estejamos acostumados com Momotarō como protagonista, nesta história em quadrinhos o foco está nos demônios. Achei fascinante como ele aborda a história desse ângulo diferente."
O mangá é muito elogiado pela criatividade na criação dos poderes dos personagens. Qual foi sua impressão sobre eles?
"Sim, existem tantos indivíduos com características únicas, então fiquei realmente impressionado com a habilidade do autor de criar cada uma de suas habilidades especiais. Cada um deles tem seu próprio passado doloroso ou crenças fortes, então senti que as emoções por trás desses personagens são realmente pesadas."
A obra se baseia no conto de Momotaro para desenvolver sua premissa. O que você pensa à respeito disso?
"Sim, quando se trata de batalhas, você percebe: ‘Ah, sim, há sangue envolvido’, certo? Quer dizer, eu costumava assistir aquele conto de fadas quando era pequeno, e claro, ele era retratado todo como papoula no livro ilustrado, mas com todas as batidas com o porrete de ouro, e o cachorro mordendo, e o faisão bicando, você esperaria que houvesse sangue, mas acho que nunca vi essa parte até assistir esta série. Além disso, nos contos de fadas e na fantasia, toda vez que os personagens usam suas habilidades, eles acabam se machucando. Isso pareceu muito doloroso para mim. Então, achei que era único neste trabalho, e isso contribuiu para o aspecto interessante da história, mostrando que há uma razão para eles lutarem, mesmo que doa."
Tougen Anki tem uma história cheia de momentos fortes. Você se emocionou durante a gravação?
"Sim, não tenho certeza de como vai acabar, já que farei uma cena dessas a partir de agora."
Kougasaki é de longe o personagem com o passado mais impactante da história. Você sentiu alguma dificuldade no processo de atuação do personagem?
"Dá muito trabalho, não é? Nunca experimentei nada parecido com a experiência de Jin, então quero passar muito tempo criando cuidadosamente uma imagem mais vívida disso em minha mente. Acho que é inimaginavelmente doloroso ter um membro da família morto na sua frente pelo seu pai. Então, nem quero colocar isso com minhas próprias palavras, mas vou tentar fazer isso."
Apesar de sua personalidade difícil, Kougasaki mantém uma relação de amizade e rivalidade com Shiki. Para você, quão importante é essa relação para o Kougasaki?
"Sim, você sabe, Shiki pode ser barulhento e irritante, e você pode pensar: 'Lá vem aquele cara barulhento de novo', mas acho que ele também está percebendo que nunca encontrou alguém que o desafiasse assim antes. A presença de Shiki, você sabe, o jeito que ele é implacável, sempre reagindo, não importa o quanto você tente afastá-lo, acho que ele é como uma nova raça para Jin. Por causa dele, Jin começa a ter aberturas, e mostra lados diferentes de si mesmo, como se soltar um pouco ou ficar um pouco mais agressivo. Então, acho que Shiki é um personagem realmente estimulante para Jin. Quanto ao Mudano, eu realmente penso: 'Esse cara é forte!' Então, eu sinto que há uma parte de Jin que está começando a confiar nele de certa forma."
Você tem alguma mensagem para quem quer assistir o anime Tōgen Anki?
"Estou muito feliz que esta obra, que é amada por muita gente no exterior, será adaptada para anime. Espero que muitas pessoas gostem deste anime também. O choque de crenças e convicções e as cenas de batalha são todos retratados de uma maneira legal e emocionante, então espero que você mantenha os olhos abertos para isso. Muito obrigado."
E assim, finalizamos nossa pequena entrevista com as vozes originais do anime, agradecemos á REMOW pela oportunidade e esperamos que os atores dêem seu melhor na atuação dos personagens e façam um trabalho incrível como sempre!
Partindo para os detalhes finais da adaptação, um teaser trailer que demonstra alguns momentos do começo da obra foi divulgado, você pode conferi-lo no canal "It's Anime" da REMOW:
O anime ainda não teve estúdio ou equipe de produção divulgados, tampouco um streaming para ser exibido, porém, espera-se que novas informações sejam reveladas em breve.
Fique ligado na WDN para mais informações sobre a adaptação e transmissão do anime aqui no Brasil!
TOUGEN ANKI